• Ricardo Bombom

VOCÊ TEM APENAS 30 DIAS PARA EMAGRECER? Confira aqui o que fazer!


Dezembro é, com certeza, uma época de grande exposição de corpos por metro quadrado. Principalmente em cidades litorâneas como a minha, Florianópolis. O pessoal fica enlouquecido quando chega o verão e se dá conta de que as roupas irão expor suas curvas que talvez não estejam lá aquelas coisas. Sendo assim, para evitar que você cometa suicídio alimentar com as loucuras que o mercado te oferece para emagrecer, eu pensei em te ajudar com bases científicas para que você melhore seu corpo em um curto espaço de tempo. Mas será possível em tão pouco tempo? Eu te respondo que sim! Porém, se você está muito acima do peso, foque nessa mudança para ser o começo do seu progresso.


Antes de iniciar, tire fotos e anote suas medidas. Comparar o antes/ depois é uma ótima forma de verificar sua evolução. Você irá se surpreender com seu corpo e perda de medidas!










Para verificar suas medidas você irá precisar de apenas uma fita métrica.












Olha só, se você chegou até aqui é porque você tem pouco tempo, certo? Então vamos ao que interessa. Eu e a nutricionista Vanessa Cascaes (@vanessacascaes_) separamos algumas dicas para você que está contando com os próximos 30 dias para a sua mudança. Lembre-se este deve ser apenas o inicio do seu processo, respeite seu corpo e a resposta dele a mudanças de rotina física e alimentar.


Se você tem pouco tempo, foque na ALIMENTAÇÃO!


Se você mantém uma rotina de alimentação com base em carboidratos refinados (todo tipo de farinhas, trigo, açúcares, industrializados, cereais, etc...) no mínimo isto dificulta a sua perda de peso. Você está contribuindo para o acúmulo de gordura no corpo, pois os carboidratos consumidos formarão novas células de gordura. Manter o nível de insulina no corpo reduzida parece ser a melhor estratégia quando pensamos em emagrecer.

Tente restringir ao máximo o consumo de carboidratos refinados. Como alternativa, opte por carboidratos vindo de raízes (aipim, cenoura, beterraba, batata, etc). Se não conseguir eliminar todos os carboidratos refinados, ao menos intercale (dia sim, dia não) ou diminua gradualmente conforme seu corpo for acostumando.


Entendendo o sistema de reserva do nosso corpo


O corpo armazena energia em duas formas principais:

GORDURA: Armazenamento de forma ilimitada.

GLICOGÊNIO: Forma que a glicose é armazenada no corpo.


O glicogênio se divide em dois tipos:


- O glicogênio muscular é a fonte de energia do nosso corpo. Consiste numa combinação de moléculas de glicose (o açúcar disponível no sangue) e fornece energia instantânea para os músculos durante a atividade física.

- O glicogênio hepático tem como função a manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue) entre as refeições. Funciona como uma reserva de glicose para ser usada por outros tecidos.


Nós temos capacidade limitada de armazenar glicogênio no corpo. Esse é um dos principais motivos pelos quais o corpo tende a consumir primeiro os carboidratos do que as gorduras. Por isso que, quando você pretende emagrecer, você deve parar de ofertar tantos carboidratos para o corpo, pois a demanda de carboidratos não prioriza a queima das gorduras como fonte de energia.


Um exemplo que pode adequar à sua rotina


  • Pela manhã, se você acorda com muito apetite, procure alimentar-se de fontes nutritivas e que também te darão um bom aporte nutritivo, tais como gorduras naturais saudáveis e uma bela proteína. Exemplo: morangos frescos + castanha do pará + ovos mexidos na manteiga + café preto ou chá sem açúcar.

  • Se você come em casa no almoço e no jantar, prepare uma quantidade suficiente para esses dois momentos. Foque em carnes magras (peito de frango, patinho, peixes) e sem molhos, acompanhadas de legumes feitos na frigideira com manteiga. O sabor é incrível, não precisa ser feito somente no vapor. O paladar deve ser agradável para que você se adapte e também desfrute de uma ótima refeição. Evite a sobremesa nesta etapa, ok?! Você sobreviverá, acredite!

  • Na parte da tarde, se você estiver com fome, prefira comer frutas silvestres, ou lascas de coco frescas com nozes. Comer uma fruta acompanhado de amêndoas, nozes ou castanha do Pará aumenta a saciedade e enriquece seu corpo com ótimos nutrientes. Não há necessidade de consumir diariamente, apenas se você sentir fome. Limite-se a no máximo 4 porções de frutas ao dia.

Obs: Lembre-se sempre de beber bastante água, pois ela é essencial para o bom funcionamento do seu organismo.


Perceba que a alimentação deve ser simples, não complique suas escolhas. Alimentos naturais são sempre mais saudáveis do que alimentos industrializados. Desta forma, o corpo irá favorecer o restabelecimento hormonal e estimulará a QUEIMA DE GORDURA como combustível principal o tempo inteiro. A biodisponibilidade desses alimentos facilitam sua digestão e a habilidade natural do seu corpo de lidar com os alimentos.


Movimente-se! Exemplo prático para acelerar ainda mais seu organismo


Se tratando de pouco tempo (30 dias), tente se organizar da seguinte maneira:

Caso você esteja 100% sedentário (sem fazer nenhum tipo de atividade física regular durante a semana): inicie a primeira semana com apenas uma vez na semana, abordagem de musculação resistida e exercícios de movimentos multiarticulares (pranchas, agachamentos, etc.) e não mais do que 2 séries de 12 repetições. Parece pouco, mas lembre-se que você está sedentário e poucos movimentos já irão fazer seu corpo acordar. Não ultrapasse seus limites, pois você não pretende ficar dolorido no outro dia, certo? Então vamos com calma.


Se você já está mais ativo, duas vezes na semana já serão suficientes para te tirar da zona em que você estava. Incluir 3 séries pode ser mais vantajoso neste momento.

Exercícios intervalados de alta intensidade podem ser uma excelente estratégia para acelerar seu metabolismo e promover queima de gordura. Sessões de 10 minutos de forma intervalada (rápido/lento) 2 vezes na semana aumentarão sua disposição durante o dia. Sedentários podem se beneficiar de uma caminhada intervalada nesta primeira abordagem. Já para os mais ativos, 15-20 minutos 2 vezes na semana levarão ao próximo nível de intensidade e despertarão seu corpo para o restabelecimento eficiente de queima de gordura. Para essa abordagem, existem exercícios bem interessantes que também podem ser feitos em casa (como por exemplo sprawl, highknee e burpees).

Caso você desconheça a forma de realizar estes modelos de exercícios sugeridos, consulte um profissional de educação física ou acesse (clique aqui) que eu posso te ajudar de maneira rápida e eficiente.

Informação de qualidade você já encontrou, agora falta somente você tomar a DECISÃO de fazer isso por você!


Veja como você deve absorver essa informação


De maneira simples, sem complexidades, rápida e eficiente. SEM COMPLICAÇÕES!

Essa é uma ótima opção para que você mude nos próximos 30 dias. Note que não existe nenhuma mágica, fórmula secreta ou segredo revelado. Existe apenas a ciência te orientando para uma forma mais simples de restabelecer as funções naturais e biológicas do seu corpo. Talvez por muitas vezes você tentou e não conseguiu EMAGRECER, por focar em dietas malucas e mirabolantes e, por falta de resultados, desistiu de você mesmo. A proposta que te apresentei não leva meses para você verificar mudanças. Leva menos tempo do que você imagina, mas você terá que ser CONSISTENTE, pois ingerir alimentos que BLOQUEIAM A QUEIMA DE GORDURA poderá botar tudo por água abaixo, mesmo que seja em apenas uma refeição. Foque na consistência e não cometa deslizes, afinal você tem apenas 30 dias para EMAGRECER.


Comece agora, faça por você, colha resultados e não pare NUNCA!!! Espero ter colaborado para os seus próximos 30 dias. Depois me conte como foi. Sucesso!

26 visualizações0 comentário

SIGA-NOS:

Copyright® RB Consultoria Fitness 2020

FALE CONOSCO