• Ricardo Bombom

DIETA CETOGÊNICA, MASSA MUSCULAR E DIMINUIÇÃO DE GORDURA



As dietas cetogênicas estão cada vez mais se tornando populares pela sua eficácia na perda de peso. Esse artigo que estou trazendo para vocês é um estudo randomizado feitos em atletas homens durante 8 semanas de treinamento resistido, com o objetivo de mudança corporal estética combinando uma dieta cetogênica.

Atualmente, existem algumas controvérsias em torno das vantagens e desvantagens da dieta cetogênica para o desempenho esportivo. Há estudos que verificaram diminuição da massa corporal total, gordura corporal, maior oxidação de gorduras e redução na taxa de utilização de glicogênio muscular durante o exercício físico, o que representa uma vantagem no exercício resistido. Foram encontradas também melhorias em certas patologias como: diabetes tipo 2, epilepsia e em vários tipos/estágios de câncer. Uma das desvantagens seria o aumento da circulação dos ácidos graxos na corrente sanguínea, causando uma sensação de cansaço e diminuição da motivação. Em geral, vários autores também estabeleceram que dietas com pouco carboidrato ou cetogênicas não parecem ser superiores ou oferecem vantagens para exercícios resistidos em comparação com dietas ricas em carboidratos.

Ainda há poucos estudos para concluir que uma dieta cetogônica hipercalórica promoveria maior ganho de massa muscular livre de gordura. Embora essa dieta fornecesse a quantidade ideal de proteínas e calorias necessárias para hipertrofia, esse estado alimentar induz um efeito parecido com o jejum, provocando alterações metabólicas relacionadas à fadiga e à resistência durante o treinamento.

O estudo conclui que abordagens alimentares com pouco carboidrato, como a dieta cetogênica, não são uma estratégia ideal para ganho de massa muscular em homens treinados nas condições de treinamento do estudo. Porém há uma maior redução na gordura corporal, diminuindo riscos metabólicos, o que pode ser uma vantagem para quem se adequa. Vale lembrar que todo estudo tem suas limitações. Confira o estudo na íntegra copiando o link abaixo 👇🏽

Doi: 10.1186 / s12970-018-0236-9

5 visualizações0 comentário

SIGA-NOS:

Copyright® RB Consultoria Fitness 2020

FALE CONOSCO