INSIRA UMA ATIVIDADE FÍSICA  PARA CÁLCULAR SEU GASTO CALÓRICO 

Informações sobre  a calculadora de gasto calórico 

Como calcular o gasto calórico?

Você deseja saber quanto precisa malhar para poder comer sua sobremesa preferida sem culpa? Ou de repente você gostaria de saber o gasto calórico de uma caminhada, corrida ou de seu esporte preferido?

 

 De qualquer forma, a calculadora de gasto calórico lhe ajuda a ter maior controle sobre seus hábitos e, assim, melhorar sua saúde. Com apenas alguns dados, a calculadora online calcula as calorias gastas nos seus exercícios e esportes. Você pode até mesmo calcular as calorias gastas em atividades diversas, como lavar a louça. Basta você inserir a atividade na  calculadora de gasto calórico e ela lhe apresentará o resultado.

Fatores que influenciam o cálculo de gasto calórico

Um dos fatores mais importantes para determinar o gasto calórico dos exercícios é a intensidade com que a atividade foi realizada, por isso você deve indicar o nível de esforço na calculadora. A quantidade de calorias gastas na caminhada, por exemplo, varia significativamente do gasto calórico da corrida. A calculadora considera estes fatores para calcular e apresentar os resultados com maior precisão, dentro de uma margem de erro significativa. Ao usar a  calculadora de gasto calórico, por exemplo, você pode escolher velocidades específicas com que realizou determinadas atividades. Isto é essencial, visto que as calorias queimadas na corrida rápida (16km/h) é superior ao gasto calórico de um trote lento (8km/h). Variar a velocidades durante um exercício, o que consiste em treino intervalado, também é um método excelente para queimar calorias. Neste caso, o corredor alterna entre ritmos rápido e lento. Esta relação entre gasto calórico e intensidade de movimentos aplica-se a qualquer atividade. 

Outros fatores importantes para calcular o gasto calórico são o peso e a estrutura do corpo. As calorias gastas em exercícios variam de acordo com o peso do indivíduo. Uma pessoa que pesa mais tem um gasto calórico superior a uma pessoa mais leve, mesmo que a duração e a intensidade do exercício sejam as mesmas. Além disto, a idade também é um fator importante para calcular o gasto calórico. À medida que um indivíduo envelhece, sua massa muscular diminui, mas se ele pratica exercícios de resistência muscular, como a musculação essa massa pode até aumentar com o passar dos anos. Porém ao diminuirmos a produção natural de hormônios do corpo a tendência é perder massa muscular. 

*Esta calculadora se baseia em um cálculo médio estimado das atividades físicas relacionadas.

Como melhorar o gasto calórico 

Os melhores exercícios para emagrecer

Se você deseja emagrecer, você não precisa colocar todo o esforço em restringir a quantidade de calorias que ingere. Gastar calorias com atividades físicas acelera a perda de peso e melhora a saúde. Mas qual é a melhor atividade física para perder peso? Na verdade, qualquer esporte ou atividade física contribui para a perda de peso.

Para começar, é importante escolher uma atividade física que você goste. Isto é importante para que você mantenha-se motivado, pois ao fazer uma atividade que você não aprecia, só por obrigação, aumentará as chances de você desistir. Para calcular o gasto calórico dos esportes, é necessário considerar o tipo de atividade física e o aumento da massa muscular.

Muitas pessoas escolhem uma atividade física com base no gasto calórico que promovem. Como regra geral, as atividades que promovem aceleração cardíaca e trabalham a musculatura mais intensamente, como corrida, artes marciais, aeróbica e ciclismo, são muito positivas para perda de peso, mas se você não aprecia as chances de perder seus resultados assim que desistir dessas atividades é grande.

Massa muscular também é fundamental para o cálculo de gasto calórico, pois quanto mais massa muscular você tem, mas calorias você queima. Por isso, musculação também é uma atividade importante. Treinos de força em aparelhos ou exercícios livres aumentam a massa muscular e consequentemente a quantidade de calorias que você queima.

Aproveita a calculadora e faça bons treinos!

Ricardo Bombom | Educador Físico - Especialista em Biomecânica do exercício Físico 

Criador do método RB9

SIGA-NOS:

Copyright® RB Consultoria Fitness 2020

FALE CONOSCO